Louvado seja o senhor…

Há cerca de 700 anos, a igreja explicava que a Peste Negra era um castigo de deus por causa dos pecados dos europeus, pedia às pessoas que orassem e organizava marchas religiosas, pedindo a deus que parasse a “pestilência”. A higiene à época, não primava e a concentração humana promovia o avizinhamento social; paraíso para que as pulgas, que transportavam o agente bacteriano  responsável pela doença, circulassem entre a população aglomerada e contaminassem mais pessoas.

Há alguns dias o bispo de Cuernavaca, Espanha, vem a público dizer que o coronavírus é um chamado de deus a uma reflexão sobre o aborto. Alguns dias mais tarde, em Itália, um dos países mais afetado pela pandemia, Matteo Salvini, católico de coração e alma e dirigente do partido italiano de extrema direita “A Liga”, apelava aos setores mais conservadores da igreja à abertura das igrejas durante o período pascal. Segundo um artigo publicado no esquerda.net,

A justificação do ex-vice-primeiro-ministro italiano foi que “a ciência por si só não chega” para combater a Covid-19. Será precisa a intervenção do “bom Deus” e “a proteção do Imaculado Coração de Maria”.

Na passada quarta-feira, dia 8 de abril, o Bispo do Porto, a convite do presidente e dos vereadores (todos ricos em cristandade e parcos em sensatez) da Câmara Municipal de Ovar — concelho sobre cordão sanitário desde 17 de Março devido ao elevado número de casos de covid-19 aí registados — dirige-se à cidade para abençoar um hospital de campanha colocado em funcionamento pela CMO. Pelo caminho aglomeram-se uns quantos mirones.

No passado domingo, em Martim, concelho de Barcelos, foi organizado um compasso Pascal, para que os fiéis pudessem beijar a cruz. A insanidade repetiu-se, como atestado pelo Polígrafo, em vários lares de idosos e centros sociais que promoveram a tradição de beijar a cruz.

Resta a pergunta: O que evoluiu, no contexto da igreja, nos últimos 700 anos? 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.