O sistema de orientação da rede de ciclovias da Holanda e da Flandres

Fiets (pl. fietsen) é a palavra da língua neerlandesa para bicicleta. Fietsroute network é a expressão para designar os milhares de quilómetros de ciclovias na Flandres e na Holanda, como se pode ver no mapa da figura 1, com os caminhos marcados a branco. Cobrem, literalmente, o território das duas regiões.

Greenshot 2017-09-24 20.02.43
Figura 1 – Rede de ciclovias da Holanda e Flandres

Knooppunt (pl. knooppunten; lit. nó-ponto) é também uma palavra em neerlandês para designar cruzamento. A fietsroute network está organizada através de sistema de cruzamentos (knoopputen) numerado que permite indicar o caminho a seguir para chegar a um determinado destino. Assim, é possível planear uma ida de bicicleta de Bruxelas a Texel, a pequena ilha situada no norte dos Países Baixos, acessível por Den Helder, usando o sistema Knooppunten e algumas aplicações disponíveis para dispositivos móveis, um navegador de internet no seu computador ou, para os mais digifóbicos (e masoquistas), usando um velho mapa de papel.

 

Mas como funciona a rede? É bastante simples, de facto. Cada knooppunt está identificado com um número entre 01 e 99. É claro que existem mais de 99 knooppunten na Flandres e nos Países Baixos, mas o sistema está concebido de maneira que os percursos para dois knooppunten com números iguais. Primeiro planifica-se o caminho, usando uma das aplicações ou um mapa de papel. Traça-se o percurso de knooppunt em knooppunt usando a identificação numérica. Nas aplicações digitais, sejam elas para dispositivos móveis ou webapps, pode traçar-se o percurso ponto-a-ponto ou apenas indicar o ponto de partida e o ponto de chegada e deixar que o computador faça o resto (voltarei a este assunto num novo artigo). No terreno, em cada ponto geográfico onde existe um knooppunt, há uma tabuleta com a identificação do seu número e a indicação do caminho a tomar para todos o knooppunt acessíveis a partir dali.

knooppuntenbord_0
Figura 2 – Knooppunt 10

A figura 2 mostra um exemplo. A placa está localizada no local geográfico do knooppunt 10 e indica o caminho a tomar para os knooppunten 23 (em frente) e 67 (virar à esquerda). Chegado a um destes knooppunten o ciclista encontra uma placa com informação idêntica e indicações para outros knooppunten. Durante o percurso entre dois knopputten, existem placas indicadoras do percurso a tomar, como a da figura 3. Quando se aproxima um cruzamento ou qualquer outra situação que possa gerar confusão sobre qual o percurso a seguir, lá está uma das placas com a seta a apontar a direção a tomar. Sempre que o ciclista se aproxima de um knooppunt, há uma placa com a inscrição U nadert knooppunt X (lit. está a aproximar-se do cruzamento X).

images.jpeg
Figura 3 – Indicador de percurso

 

Não sei exatamente quais as origens do sistema, mas já ouvi várias versões sobre o assunto. A mais comum entre os flamengos é a de que o sistema foi inventado por um engenheiro de minas belga, que o adaptou de um sistema de orientação idêntico usado no interior das minas. Os holandeses com quem falei limitaram-se a dizer que o sistema foi invenção deles e que os flamengos o adotaram pouco tempo depois de ter sido implementado na holanda. Não me parece particularmente importante a sua origem, mas antes que o sistema é eficaz e deveria ser impplementado noutros países. em Portugal, poderíamos começar pelo distrito de Aveiro, com velhas tradições na mobilidade por bicicleta. Por aqui, a Valónia começou recentemente a instalar um sistema idêntico que apesar de apenas cobrir uma pequena parte do território, se encontra em rápido crescimento.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s